Da Ideia ao Click: Distância Focal

Olá pessoal! Vamos ressuscitar o blog hoje com mais um post da série “Da Ideia ao Click“. Onde vou tentar deixar tudo mais simples, na questão de como começar a fotografar.

Anteriormente falamos sobre Profundidade de Campo, Obturador, Diafragma, Exposição e ISO. Isso é o básico para começar a tirar as primeiras fotografias no modo manual de sua câmera.

Se você ainda não tem uma câmera com esse tipo de ajustes, e quer comprar uma, busque no blog a tag “Qual Câmera Comprar“ ou então clique aqui

Hoje vou mostrar para vocês um pouco mais sobre como fotografar, entrando no tema “Distância focal”. Onde veremos com maior profundidade o tema da fotografia e das lentes.

Provavelmente você conheça o termo, mas com outro nome: Zoom. Lembre-se: Zoom, neste caso, não é a capacidade de sua lente de conseguir capturar muita coisa em um momento e depois, com apenas um giro rápido ter algo que estava muito distante em foco no quadro.

A distância focal é dada em mm (milímetros), e define a capacidade do campo de visão de sua lente. Quanto menor for o valor em milímetros, maior será o campo de visão que você verá refletido no visor de sua câmera, e quanto maior for o valor, menor será o campo de visão que você verá.

Ou seja, em uma lente com distância focal de valor 18, ou seja, Uma lente 18mm, o campo de visão é bem grande. E em uma lente com valor de 200mm, o campo de visão fica muito menor. Como pode ver no diagrama abaixo:



Fiz um teste, e fotografei o mesmo local com uma distância focal de 18mm e 35mm (Mesma lente) Vejam o resultado:




Esta pequena lição, já serve como introdução para nossa próxima série de dicas sobre lentes! Vamos tocar neste assunto muitas vezes, então é muito bom que você domine tudo que foi ensinado nas aulas até agora. Desde Exposição e fotometria, até o assunto de hoje.

Veremos também como o assunto Distância Focal está intimamente ligado ao assunto de Profundidade de campo, e assim poderemos saber qual a lente que melhor se encaixa no seu estilo de fotografia!


Compartilhem com seus amigos! Se você tem algum amigo que ama fotografia, mostre pra ele! Para que possamos colocar mais posts como esse no ar. E até a próxima pessoal!

PRP Sessions - Um incentivo a cena independente no Brasil

Muito já se falou por aqui de como as gravadoras independentes vem ganhando cada vez mais espaço nas novas mídias como internet e outros, já mostrei pra vocês projetos incríveis como o Kexp Radio, a WLT e, na minha opinião, a melhor de todas: A 4AD.

Desde os anos 80, a maior preciosidade no ramo da arte, em geral, era a capacidade de inovação que as pessoas tinham com relação a seus próprios trabalhos, ou seja, a cada dia, um aspecto novo de um mesmo grupo ou pessoa estava sendo criado, para renovar a ligação entre o público e a arte.

E disso, nasceram as distribuidoras e posteriormente as gravadoras independentes. Que aproveitavam o crescimento em quantidade e qualidade dos grupos e os levavam a uma maior abrangência social. Consolidando assim, uma espécie de mutualismo artístico. A gravadora ganha e o artista também, seja em dinheiro ou em fama.

Eu percebi que isso está acontecendo no Brasil faz um tempo. Mais precisamente em São Paulo. Um número grande de bandas e grupos de artistas estão surgindo em meio a uma cena que estava teoricamente morta há anos. 

Comecei a pesquisar e percebi que a internet é uma ferramenta essencial para estes grupos de artistas e que esses mesmos grupos, sejam de músicos, pintores, escritores ou atores, formam algo muito forte juntos.

Foi dessa concepção que nasceu a PRP Sessions. Uma ideia para a criação de um canal de distribuição de arte independente. Onde o grupo não paga nada, e a gravadora lança os trabalhos na internet.



Funciona. Anos e anos de gravações independentes guardadas em acervos enormes no mundo todo. Distribuído por pessoas do mundo todo. Que só tinham em mente uma coisa: Levantar a arte à um patamar jamais alcançado.

Se você é de São Paulo e tem banda, ou se você conhece algum amigo que tem uma, indique-os pra mim! Seja por comentários ou acessando nossa página.

Estamos no Tumblr, e no YouTube também. Toda semana tem conteúdo novo e vocês vão poder ver a quantidade de gente talentosa que São Paulo (E porque não o Brasil) tem pra oferecer!