UM OLHAR PARA A VIDA DE UM ASTRO DA TECNOLOGIA - PARABÉNS STEVE.




Dizem que os bons homens morrem cedo. Steve Jobs hoje estaria comemorando o seu 59° aniversário se não tivesse partido prematuramente por conta de um câncer raro no pâncreas. O homem que revolucionou seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animações, musica, telefones, tablets e publicação digital, nasceu em 24 de fevereiro de 1955 na capital da tecnologia dos Estados Unidos, São Francisco e morreu em 5 de outubro de 2011.
Steve renunciou ao cargo CEO (chefe executivo de oficio) da maior empresa de tecnologia do mundo em agosto de 2011, entregando as rédeas ao atual executivo chefe Tim Cook.
Filho dos até então estudantes universitários Abdulfattha John Jandali imigrante Sírio seguidor do Islamismo, e Joanne Simpson. Foi entregue para a adoção e adotado por Paul Reinhold Jobs que era mecânico e ex-membro da guarda costeira, e Clara Jobs de Mountain View, sul de Palo Alto. Primeiramente a adoção de Jobs não havia sido autorizada por Joanne, pois gostaria que o filho fosse adotado por um casal com pós-graduação universitária, mas acabou concordando com a adoção após Paul Jobs assinar um fundo para que o menino fosse para a faculdade. 



Em abril de 1976 junto ao seu xará Steve Wosniak, Jobs fundou a Apple Computer Inc na garagem de sua casa a partir dai nasceu o primeiro computador com CPU, monitor e teclado em único "kit". Em 29 de julho de 1975 Wosniack conseguiu os primeiros caracteres na tela e ficou impressionado ao digitar. O primeiro grande lote com 50 Apple l foi vendido a Byte Shop que pagaria cerca de 500 dólares por cada Apple montado.

 "Digitei algumas teclas no teclado e fiquei chocado! As letras apareceram na tela, e foi a primeira vez na história que alguém digitou uma letra em teclado e viu aparecer na tela de seu computador, bem na sua frente." - Wosniak.


Agora é 24 de janeiro de 1984 quase 10 após a fundação da Apple, um jovem chamado Steve Jobs está de pé no centro do palco, onde apresenta aos acionistas da Apple Computer Inc. A "insanamente grande" máquina que ele está certo que mudará o mundo: uma caixa de plástico bege que se chama Macintosh. O local estava cheio de jornalistas, acionistas e Apple maniacos quando Steve tirou o Mac de uma bolsa, conectou o teclado e mouse junto a um disquete 3½. Ao som de Carruagens de Fogo a caixa de plástico apresenta na tela a palavra MACINTOSH em linhas verticais e horizontais. Em seguida, uma planilha. Um jogo de vídeo xadrez em um desenho de bitmap de Steve Jobs sonhando com um Mac e o computador fala: "Olá. Sou o Macintosh. É ótimo sair daquela maleta, com certeza. Não estou acostumado a falar em público, mas quero compartilhar com vocês uma máxima que me ocorreu quando conheci um IBM de grande porte. Nunca confiem num computador que não consigam levantar. Gosto de falar, claro. Mas agora quero sentar e ouvir. Assim, é com muito orgulho que apresento um homem que tem sido como um pai para mim, Steve Jobs". E neste momento tanto o presente tanto o futuro começou a depender de Jobs.  



Steve possuía um talentos indiscutíveis, personalidade e gênio forte, ficou famoso por ser perfeccionista e exigir e cobrar demais de seus funcionários. Por conta disto chegou a ser demitido de sua própria empresa em 1985 após uma série de discussões com John Scully, presidente da Apple. Durante o período fora da Apple Jobs criou a NeXT onde foi obrigado a fechar o setor de hardware da empresa pelos preços altos e o fracasso na comercialização. 12 anos depois a Apple precisava de um novo sistema operacional onde optou pelo sistema da NeXT, com esta operação Jobs retornou a Apple que estava a ponto de fechar por conta da situação financeira. Retornou em 1997, como consultor e no ano seguinte criou os iMacs, Mac OS e não parou de inovar, transformando uma empresa quase falida na maior empresa de tecnologia do mundo.
Reproduzir musica em qualquer canto e baixa-las legalmente na internet era impossível antes do lançamento do iPod e iTunes. Mas como nada para Steve Jobs é impossível os dispositivos foram lançados em 2001 com o valor de (US$ 399) e a capacidade de armazenamento de (5GB) tornando a tarefa de escutar musica em qualquer lugar mais fácil e tornando-se mais portátil do que nunca.



Entre alguns principais pontos da vida de Steve estão nos seus relacionamentos com as drogas (LCD e maconha), o câncer que o perseguiu nos últimos anos de sua vida e os seis meses que estudou na Reed College. E sem esquecer o tempo em que andava apenas descalços, não tomava banho, lia sobre espiritualidade, o que fez com que ele viajasse até a Índia.
Jobs também comprou da Lucasfilm um estúdio de computação gráfica a Pixar Studios com a ideia de torna-la na maior produtora de animações do mundo e lançou vários filmes de animações em 3D: Toy Story, Procurando Nemo, Ratatoullie, Up, altas aventuras.


Um de seus discursos mais motivadores ocorreu em 2005 na Universidade de Stanford onde ele diz que a vida ensina muitas muitas coisas e que no caso dele, existiram três principais eventos que o tornaram o homem que ele era: Abandonar a Reed College depois de um semestre. "Foi assustador naquela época, mas olhando pra trás é uma das melhores decisões já feitas." Ser demitido da Apple: "Isso me libertou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida." E ser diagnosticado com câncer em 2004: "Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que conheço pra evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder."


Poucas pessoas mudaram a maneira das pessoas verem o mundo como Steve Jobs fez, pra ele uma pessoa não deve ficar no velho conforto de ser "mais um em meio a sociedade", e o seu maior legado é a mensagem que diz que aqueles que pensam diferente, marcam o seu lugar na história. Jobs nunca pensou apenas em uma interface gráfica bonita ou design diferenciado, ao contrário disto ele sempre buscou revolucionar, buscou o inovador, pensou sempre a frente e sempre conseguiu o seu melhor por sempre ter acreditado em suas ideias e perspectivas de futuro, mesmo com erros no meio do caminho, mas quem é o fodão que nunca erra, não é?