Especial Dia do Fotógrafo: Longa Exposição

   
   Olá pessoal do La Belle! Hoje, vou adiantar umas pequenas dicas e falar um pouco mais sobre um tipo de fotografia, que eu só iria falar depois de terminar os posts da série: "Da Ideia ao Click".

   Mas como já conseguimos ver sobre Obturador, Diafragma, ISO e também Fotometria, podemos falar sobre esses tipos de exposição.


   Longa Exposição. Que diabos é isso e como fazer?

   Talvez você já tenha visto alguma foto, onde está tudo escuro e alguma frase escrita, provavelmente por uma lanterna, ou um tipo de laser. Ou então, uma daquelas fotos do céu, onde as estrelas fazem linhas no mesmo sentido (que é lindo, por sinal).

   Esse tipo de fotografia, também conhecida como Lighting Painting, acontece porque o Obturador da câmera, fica aberto por mais tempo que o comum. Fazendo com que o sensor da câmera consiga captar tudo que estiver se movendo na frente da câmera.

Por exemplo, nessa foto, usei:    15s   f/6.3   ISO 100


   Uma dica importante, nesse tipo de fotografia é: Nem sempre deixar o fotômetro da câmera no zero, vai deixar a foto perfeita. Pois haverá uma diferença de luminosidade quando você estiver com as o assunto no escuro, e depois quando a luz estiver se movendo. Portanto, faça alguns testes antes para ver como ficar melhor sua fotografia.

   Use um tripé firme e tente calcular o tempo certo, que você irá demorar para fazer o desenho com a luz. Assim as chances de você tirar uma foto boa, subirão ainda mais.




   Para fazer fotografias do céu, durante a noite, ou durante o fim da tarde, você vai precisar se afastar o máximo que puder das luzes da cidade, isso porque a luminosidade das estrelas fica 'ofuscada' pela dos prédios e avenidas de sua cidade. (Mas não é apenas isso, e logo estarei mostrando como fazer esse tipo de fotografia). E você precisará de um tripé fixo. Pois provavelmente a câmera ficará fazendo a exposição durante mais de 30 minutos.

  

   Agora é só aproveitar as dicas e sair fazendo fotos de longa exposição por aí! Não esqueçam de mandar-nos as fotos por e-mail labellecubisme@gmail.com ou então, mande-nos lá no Facebook! Até o próximo post.