Fotografando em Preto e Branco.

   

   Ah mas você já deve ter ouvido de alguma pessoa (totalmente desinformada, diga-se de passagem) que fotografias “dessaturadas” não servem para serem usadas profissionalmente, pois as coloridas chegaram para tomar o lugar delas.

ERRADO, ERRADÍSSIMO, ERROU FEIO, ERROU RUDE!  

   Fotografia preto e branco, ou p&b, ou até mesmo b&w (de black and white) é o coringa das fotografias (assim como você provavelmente tem aquele “pretinho básico” no guarda-roupa). E o melhor: ambos tornam a foto (ou o look) mais “clean”, ou seja, mais limpo.

   Eu sou fã de p&b, desde que me conheço por gente. E meu fotógrafo favorito, como vocês podem deduzir, é o GRANDE Sebastião Salgado. Um fotógrafo brasileiro que viajou o mundo fazendo fotografias em preto e branco.

   E hoje, estou aqui, pra dar uma dica rápida pra quem gosta de fotos p&b, para alterar a forma como você vai tirar a foto, e a forma como você vai tratar a luz no seu assunto.

   Sempre que for tirar uma fotografia, tente posicionar o seu assunto a um ângulo de, pelo menos, 90 graus entre sua câmera e a fonte de luz. Assim, você terá um efeito ajustável de quantidade de luz em cada um dos lados do objeto que você fotografou.

   
   Claro que isso não é uma regra definitiva, você pode fazer como quiser, independente de qualquer fator. E também leve em consideração o que a foto significa e como você a idealizou.


   
   Tente também não deixar a foto muito escura, ou seja, subexposta. Se você deixar a foto um pouco mais clara, vai ver que os tons de preto na imagem não serão tão escuros, e os tons de branco serão substituídos por tons de cinza claro. Até porque, entre o preto e o branco, existem milhões e milhões de tons de cinza que você pode trabalhar na foto.

   Vou deixar aqui algumas fotos, diretamente de meu portfólio para vocês verem.









  
Mandem suas fotografias para nosso e-mail: labellecubisme@gmail.com e curta nossa página no Facebook.

Muito obrigado e até o próximo post!