Da Ideia ao Click: ISO

   Olá pessoal! Hoje vamos dar continuidade ao nosso curso básico de fotografia, depois de falarmos sobre Fotometria, Obturador e Diafragma, vamos falar sobre ISO (O temido ISO).

   O ISO na verdade é BEM simples. ISO significa a sensibilidade do sensor da sua câmera (Sensor é a peça da câmera que captura a luz e processa em forma de imagem). Portanto, quanto maior a sensibilidade do sensor, MENOR é a quantidade de luz que você vai precisar para ter uma foto bem iluminada.

   Na maioria das câmeras, o ISO começa a partir de 100, e até 6400 no mínimo (tratando-se de uma DSLR, no caso). E Pode ser controlado, manualmente, ou automaticamente. E quanto MENOR o valor do ISO, MENOR a sensibilidade do sensor.

   Mas como nem tudo são flores, O ISO tem um “problema” grave, que é o nível de ruído nas imagens, quando em valores altos.

   Por exemplo, uma imagem com ISO 100, ficaria com quase nada de ruído. Uma imagem de qualidade alta. Mas se nessa mesma imagem trocarmos o ISO para 6400, o nível de ruído na imagem aumentará, e a imagem perderá muita qualidade.

   Em dias de sol, ao ar livre, por exemplo, você pode tranquilamente usar ISO 100, porque você tem uma iluminação muito boa, agora, se você estiver num ambiente fechado num fim de tarde, ISO 100 irá demandar obturador muito lento... portanto: ISO mais alto nesses casos.

   Aqui vou mostrar dois exemplos de fotos com ISO alto e ISO baixo:




   Como vocês podem ver, quanto mais alto o valor de ISO, mais ruído na imagem você terá. E isso pode prejudicar a qualidade de sua foto.
Algumas câmeras DSLR, como Canon T3, T3i ou Nikkon D3100 conseguem ter uma ótima qualidade com ISO até a faixa de 800 e 1200

 ...

   Bom pessoal, agora que já traçamos os principais conceitos de fotografia, vocês podem colocar a câmera de vocês no modo MANUAL, e treinar bastante né? Enviem suas fotos para nosso email labellecubisme@gmail.com ou postem nas redes sociais com a hashtag #Labellecubisme que nós veremos e colocaremos aqui no blog!


   Até o próximo post. Um beijo do gordo!