Filme: “Jobs”


   Provavelmente vocês já leram muitas críticas em blogs mais especializados sobre o filme biográfico do file Steve Jobs, o revolucionário pensador ex-presidente executivo da Aple Inc.
   
   E vou confessar a vocês que eu não sou nenhum especialista em filmes. Nem mesmo um crítico competente. Mas vou contar minha admiração por cinema e fotografia (Que não é pequena, hue) E vou contar com o Livro Biográfico de Steve Jobs, escrito pr Walter Isaacson, o qual li nada menos do que 4 vezes!
Primeiramente deveríamos levar em conta que se realmente fossemos colocar todos os dados do livro no fime, deixaria de ser um longa-metragem e passaria a ser um ULTRA-metragem. Porque são muitas informações para serem sintetizadas em 120 minutos de filme.
   
    A Fotografia do filme foi incrívelmente bem feita. O posicionamento das câmeras foi muito bem feito, de forma a sempre mostrar um segundo plano, com informações importantes no decorrer do filme. Seguido por takes de longa duração em momentos importantes do filme.

  Ashton Kutcher interpretou o papel incrívelmente bem. Não somente na aparência física, mas também nos trejeitos, nas manias e principalmente um famoso ‘tic’ que Jobs tinha, de se balançar sobre os pés enquanto levanta os lábios antes de um discurso. Ashton também conseguiu reproduzir perfeitamente o “campo de distorção da realidade” que foi tão característico em sua jornada na Apple.


   
   Mas como nem tudo são flores, o filme focou muito pouco na vida pessoal de Jobs e em suas manobras para alcançar seus objetivos externos à Apple. A Pixar (Empresa que Jobs assumiu, fechando o maior contrato da indústria gráfica até hoje, entre Pixar e Disney) mal foi mencionada durante o filme. Seus relacionamentos amorosos ficaram de lado. Pricnipalmente seu breve relacionamento com Joan Baez, que foi um ícone da música juntamente com Bob Dylan (Ídolo de Jobs desde a universidade). E sua volta a Apple foi bem mais dramática, do que apresentado no filme.

   No fim das contas... “Jobs” é um filme para quem quer conhecer brevemente a história da Apple e de seu fundador. Mas não é um filme profundo, tão pouco um blockbuster. Mas sim um filme para os afixionados por tecnologia ou artes (Ou a junçao das duas coisas), que não possuem tempo suficiente para ler o livro (Que é bastante extenso, diga-se de passagem).

   A Trilha sonora do filme ganhou meu coração logo nos primeiros minutos com “The Animals” e “Bob Dylan" Que formavam a cena do rock naquela época.
...

Nota Geral: 8,5
Cinfira o filme no IMDB

Lançamento: 6 de setembro de 2013 (2h07min)
Dirigido por: Joshua Michael Stern
Gênero: Biografia , Drama