Da Ideia ao Click: Obturador

   
   Olá pessoal do La Belle! Hoje, mais um post da série “Da ideia ao Click”, na qual vamos falar sobre Obturador, dando continuidade às dicas de como fotometrar corretamente.

   No último post, falamos sobre diafragma, como alterar as configurações e como funciona. O obturador funciona essencialmente da mesma forma, ou pelo menos para o mesmo propósito: Controlar a luz que entra no sensor da sua câmera.

   O Obturador é uma peça que fica no interior da câmera, e funciona como uma espécie de cortina, que levanta quando você pressiona o “gatilho da câmera”. Quando o obturador da câmera levanta, a luz do ambiente entra pela lente, e atinge o sensor, formando a imagem. E na câmera, podemos controlar o tempo que o obturador ficará levantado fazendo a foto. Ou seja, se o obturador ficar pouco tempo aberto, a imagem pode sair mais escura, ou seja, subexposta. Se o obturador ficar muito tempo aberto, a imagem pode ficar muito clara, ou seja, superexposta.

   Mas não é somente isso que o obturador faz! Dependendo da velocidade do obturador na foto, a imagem pode ficar estática, ou borrada. E se você estiver fazendo fotos de algo que seja muito rápido, vai precisar que a imagem fique estática, certo?



1. Velocidade Alta 2. Velocidade Baixa


   Algumas câmeras possuem obturador cuja velocidade vai até até 1/4000 segundos (O que é uma velocidade altíssima), ou então, 30 segundos (Que é uma velocidade baixíssima, até pouco utilizada).

   Para ver como funciona o obturador na prática, você pode selecionar o modo “Tv” que está presente na maioria das câmeras mirroless e em todas as DSLRs conhecidas. Esse modo ajusta tudo de forma automática, exceto o obturador. E depois que você já estiver bom o bastante com o obturador e o diafragma poderá arriscar tirar umas fotos no modo manual da câmera. Que é o real objetivo dessa série de posts.
...


É isso aí pessoal! Se gostaram, compartilhem nas redes sociais, adicionem nosso blog aos favoritos, e até o próximo post! Um abraço!