Da Ideia ao Click: Diafragma

 

 Olá pessoal! No nosso último post da série “Da Ideia ao Click” vimos sobre Fotometria, que é o ato de medir a qualidade da imagem por intermédio da quantidade de luz que entra pela lente e chega no sensor da câmera. E uma das formas de controlar a quantidade de luz que entra no seu sensor, é aumentando ou diminuindo a abertura do diafragma de sua câmera.

   O diafragma é uma peça que fica no interior da lente, que é um conjunto e lâminas que se contraem ou relaxam, de forma a deixar um círculo maior ou menor por onde passará a luz, como pode ver nesse exemplo:



   Ou seja, quanto mais aberto o diafragma estiver (quanto maior for o círculo de entrada de luz), mais luz entrará no sensor da sua câmera, deixando a imagem mais clara. Alterando também algumas propriedades da imagem, por exemplo, a profundidade de campo.

   Quando você tira uma foto com o diafragma bastante fechado, entrará pouca luz no seu sensor, portanto, outras partes da foto, além do seu assunto, ficaram focadas. Isso acontece porque como há pouca luz entrando pelo diafragma o processador de imagens de sua câmera, tem que compensar a exposição digitalmente. E se você tirar uma foto com o diafragma muito aberto, tudo que estiver em segundo, terceiro ou quarto plano ficará desfocado. Porque terá muita luz entrando no sensor, e devido a isso, somente o seu assunto ficará totalmente focado.














1. Diafragma muito fechado. 2. Diafragma muito aberto.


   Na sua câmera, a abertura do diafragma é inversamente proporcional, aos números que a representam, por exemplo: Se na sua câmera você deixar a abertura 22, o diafragma ficará muito fechado, se você colocar a abertura do diafragma em 1.2, o diafragma ficará muito aberto. Resumindo: Quanto maior o número, menor a abertura. Quanto menor o número, maior a abertura.
Pra ver na prática como funciona, você pode selecionar o modo “Av”, que já existe na maioria das câmeras mais novas. E em todas as DSLR mais conhecidas. Nesse modo, a câmera configura tudo de forma automática, exceto a abertura, então você conseguirá entender melhor como funciona.
...

   Então é isso pessoal! Se vocês estão gostando dos posts aqui do blog, compartilhem no Facebook, Twitter, Flickr... Onde quiserem!
Até o próximo post no blog onde vamos falar sobre obturadores!