"Jobs" Por Walter Isaacson

   
   Olá pessoal! Para inaugurar a categoria de livros aqui do blog, vamos falar de um livro certamente, muito significativo para todo e qualquer aspirante a Designer, ou artista, que esteja em contato constantemente com a criatividade: “Jobs” Por Walter Isaacson.
   
   Walter Isaacson escreveu biografias de grandes ícones de diversas áreas. Sempre com um tom cruelmente imparcial. Em obras como:

·         2003 - Benjamin Franklin: An American Life
·         1992 - Kissinger: A Biography
·         2007 - Einstein, Sua Vida, Seu Universo

   O livro conta a trajetória de Steve Jobs, desde seu nascimento em San Francisco no dia 24 de fevereiro de 1955. Até seu óbito no dia 5 de Outubro de 2011. Passando por todos os momentos de sua vida, sendo eles significativos ou não.

   O livro ressalta máximas criadas por Jobs e que hoje são exemplos nas maiores academias de Design e Marketing. A principal delas é uma frase que Jobs disse durante o processo de produção de um de seus primeiros Projetos. Disse: “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que elas querem até que você mostre a elas” quando perguntado sobre tendências de consumo na área de tecnologia.

   Jobs se considerava acima de tudo, um artista, e tinha paixão pelos produtos que criava. Paixão essa que o fez atrasar vários projetos, e perder prazos importantes para estréia de seus produtos.
  
  Boa parte desses atrasos, são decorrentes de uma personalidade efêmera e extremista. Que Jobs fez crescer desde que entrou na faculdade. E o livro mostra muito bem isso. Dando um nome ao processo de Persuasão de Jobs: “Campo de distorção da realidade”.

   O livro, ao contrário do esperado, foi imparcial com todos os aspectos de Jobs, inclusive, com suas relações amorosas. O que de certa forma foi impactante no livro.

   Sua Biografia também cita eventos importantes, durante a carreira de Jobs, como o abandono sofrido por seus pais biológicos. E o posterior abandono de sua primeira filha: Lisa. Conta com detalhes o processo de criação do “iPod” e como foi fazer negocio com grandes editoras e bandas da época.

   Por fim, um livro que vale a pena ser lido. Porque além de tudo. A indústria da música, do design, da publicidade, das animações gráficas e dos dispositivos móveis, não seria o que é hoje. Se a personalidade de Steve Jobs não tivesse ajudado a construir o que conhecemos hoje como tecnologia.